A unidade orbital Saman-1, carregando duas cargas úteis, foi lançada por um foguete Simorgh do Terminal de Lançamento Espacial Imam Khomeini e entrou com sucesso em uma órbita elíptica, disse a agência de notícias Tasnim.
O veículo de lançamento Simorgh, que funciona com combustível líquido, foi desenvolvido pelo Ministério da Defesa iraniano. Esse foi seu oitavo lançamento. Um novo recorde foi estabelecido pelo Irã, com o lançamento bem-sucedido em órbita de uma carga útil de 300 quilogramas, disse a reportagem.
No início de novembro, o foguete russo Soyuz-2.1b colocou em órbita um estágio superior do foguete Fregat carregando 53 pequenos satélites, incluindo dois iranianos, Kowsar e Hodhod.
Em abril, o chefe da Agência Espacial Iraniana, Hassan Salarieh, disse que Teerã planejava concluir a criação do segundo protótipo do satélite Pars-1 e preparar o Nahid-2 e o Saman-1 para lançamento até março do ano que vem.
O Saman-1 foi projetado como um passo prático para transferir satélites para altitudes mais altas. Mais detalhes sobre o desempenho da unidade serão divulgados gradualmente após avaliações operacionais, acrescentaram as autoridades, citadas pela Tasnim.