Um ano em Saturno dura 30 anos terrestres e a cada 15 anos ocorre o desaparecimento dos anéis de Saturno para a observação da Terra.
Isso acontece porque, nesses momentos, estamos no mesmo plano que os anéis do sexto planeta mais distante do Sol e o segundo maior planeta do Sistema Solar depois de Júpiter.
Korotky explica que os anéis são muito finos, com cerca de 30 metros de espessura, enquanto a distância entre o nosso planeta e Saturno é de mais de um bilhão de quilômetros.
"O desaparecimento completo dos anéis vai ocorrer na primavera e no outono [no Hemisfério Norte] de 2025, em outras épocas do próximo ano serão visíveis como uma faixa muito fina. Esse é um evento raro, ocorre uma vez a cada 15 anos, quando o nosso famoso planeta anilhado fica sem seus anéis", disse ele.
Os desaparecimentos vão ocorrer com uma diferença de oito meses: em 23 de março e 26 de novembro.
A visão do desaparecimento dos anéis em março vai ser inacessível para os observadores da Terra, pois o Sol vai interferir.
Por sua vez, o desaparecimento em novembro já vai decorrer em boas condições de visibilidade.
O especialista enfatizou que vai ser possível ver o desaparecimento dos anéis do planeta usando um telescópio com uma boa ampliação.