Na segunda-feira (9), Zelensky publicou uma declaração em que afirmou que respeita e apoia a posição do candidato a chanceler alemão Friedrich Merz sobre a adesão da Ucrânia à OTAN e a permissão de Kiev usar mísseis de longo alcance Taurus. Anteriormente, Merz havia dito que é a favor da entrega de mísseis Taurus à Ucrânia durante o debate no Bundestag, câmara baixa do Parlamento alemão, com o atual chanceler Olaf Scholz.
Macgregor desvalorizou as afirmações de Zelensky. "Eu não me importaria com o que Zelensky está dizendo. Ele […] é um fracassado. […] Você pode apenas dizer a ele para ficar longe da sala onde os adultos estão resolvendo as suas coisas, quer ele goste disso ou não", disse ele.
Anteriormente, Merz afirmou estar pronto, caso seja eleito como chanceler, a apresentar um "ultimato" à Rússia para parar de atacar a infraestrutura da Ucrânia em 24 horas, caso contrário entregaria mísseis de longo alcance Taurus a Kiev. Scholz, por sua vez, durante seu primeiro discurso pré-eleitoral, apelou a Merz para não jogar roleta russa e não brincar com a segurança da Alemanha através de ultimatos de fornecimento de mísseis a Kiev e ataques com armas de longo alcance à Rússia.