De acordo com o comunicado, o objeto em estado de conservação impressionante foi desenterrado no centro de Atenas perto do Teatro Herodion.
A estátua de uma figura masculina nua feita no estilo do deus Hermes Ludovisi foi descoberta durante a construção para a expansão da rede de gás natural na capital grega, avança Greek Reporter.
O artefato foi "descoberto dentro de uma estrutura construída em tijolos retangulares e encontrada em muito bom estado", relata a declaração do ministério grego.
Nesta área, durante o período imperial (entre os séculos I e V d.C.), se localizavam umas das mais magníficas vilas da cidade.
A entidade detalha que o lado sul da Acrópole, onde a descoberta foi feita, era historicamente um distrito de residências e vilas privadas excepcionalmente luxuosas, sugerindo que a estátua pode ter sido parte de um desses edifícios.
Tais estátuas eram normalmente criadas entre o final do século I e início do século II d.C. e são geralmente reproduções romanas de um original em bronze grego anterior do século V a.C.