Já segundo o Ministério do Turismo, o Brasil ultrapassou o total de turistas estrangeiros recebidos durante todo o ano de 2023 em novembro, com 5,967 milhões de visitantes internacionais, superando os 5,908 milhões recebidos no acumulado dos 12 meses do ano anterior.
Turismo Nacional
O desempenho do setor mostrou alta mensal de 4,7% na comparação entre setembro e outubro deste ano.
O segmento de transporte desempenhou um papel essencial no impulso ao índice turístico em outubro de 2024, com destaque para o aéreo, que registrou uma alta de 27,1%, mostra o estudo.
O terrestre cresceu 1,6% e o aquaviário, 0,7%. Já os serviços auxiliares, como armazenagem, tiveram alta de 2,6%.
No acumulado de janeiro a outubro de 2024, o volume de serviços apresentou crescimento de 3,2% em relação ao mesmo período de 2023, com o setor turístico desempenhando papel central nesse avanço.
Ainda de acordo com o IBGE, o Ceará liderou o crescimento entre os estados analisados em outubro, com alta de 12,3%, impulsionado pela forte procura por destinos de sol e praia. Minas Gerais teve o segundo melhor resultado, com aumento de 9,1%, graças ao turismo histórico e eventos regionais, segundo o Ministério do Turismo.
Em terceiro lugar, o Rio de Janeiro registrou avanço de 7,8%. O Rio Grande do Sul, que foi duramente impactado pelos desastres climáticos há alguns meses, destacou-se com alta de 6,5%, impulsionado pelo retorno das atividades do Aeroporto Salgado Filho, aos festivais sazonais e à crescente demanda pelo segmento rural.
Turismo Internacional
O número de turistas estrangeiros registrado nos primeiros onze meses de 2024 é o maior da série histórica para esse período, segundo dados do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.
O total de chegadas de janeiro a novembro deste ano foi 12,9% superior ao mesmo período de 2023, representando 679.971 turistas internacionais a mais no país.
Novembro de 2024 também se destacou com 560.732 chegadas, crescimento de 11,2% em comparação ao mesmo mês de 2023. Este é o segundo melhor resultado para novembro na série histórica (1989-2024), atrás apenas de 2015 (573 mil turistas internacionais), revela a pesquisa.
Os argentinos continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil: foram mais de 1,711 milhão de turistas. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, com 640.579 turistas.
Chile, Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 1,331 milhão de visitantes que vieram rumo aos destinos brasileiros.
A principal porta de entrada desses turistas é São Paulo, registrando mais de 2 milhões de chegadas entre janeiro e novembro. O Rio de Janeiro ocupa a segunda posição como unidade da federação de entrada ao país, com mais de 1,352 milhão de chegadas de turistas internacionais.
Para incrementar a vinda de estrangeiros ao país, os ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, junto com a Embratur, vão lançar, em janeiro de 2025, a nova edição do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que convida companhias aéreas e aeroportos, em parceria com as companhias, a lançarem novos voos internacionais com destino ao Brasil.
O Ministério do Turismo informou que o investimento total será de R$ 63,6 milhões e a previsão é de geração de cerca de 500 mil novos assentos no período de um ano e aumento do fluxo turístico do país.