Jabuticaba Sem Caroço

Urbanização em áreas com risco de deslizamento triplica: novos desastres à vista?

De acordo com o novo levantamento da plataforma MapBiomas, a urbanização em locais com risco de deslizamento de terra mais do que triplicou no Brasil nas últimas quatro décadas: de 14,4 mil hectares em 1985, foi para 47,6 mil hectares em 2023.
Sputnik
A pesquisa foi feita com base em mapas anuais de cobertura e uso da terra, analisando o avanço da urbanização em terrenos de encostas com declividade superior a 30%. Segundo a Lei Federal nº 6.766/1979, dividir uma área com essas características em lotes menores para esse fim é proibido. Para discutir o impacto das construções em áreas de risco, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto convidam Julio Pedrassoli, coordenador do MapBiomas Áreas Urbanizadas; e Eberval Marchioro, professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar