Os trabalhos arqueológicos, que começaram em outubro, ocorreram na antiga pólis de Rhypes a cerca de oito quilômetros ao sudoeste da atual Aigio, uma cidade na península do Peloponeso, anunciou o Ministério da Cultura grego em um comunicado.
As escavações concentraram-se principalmente em um edifício referido pela letra grega gama que aparentemente remonta ao período anterior a 300 a.C. Lá foram descobertos vários blocos de pedra e evidências de colunas, informa Newsweek.
As evidências disponíveis até o momento indicam que a estrutura representa o herôon do antigo assentamento, ou seja, um santuário dedicado a um herói. Tais monumentos eram características notáveis nas cidades gregas.
Dentro do monumento, os pesquisadores encontraram enterros intactos e um sarcófago, achando oferendas valiosas. Entre as descobertas estavam um par de brincos de ouro com representações de cabeças de leão; um brinco de ouro na forma de uma figura de Eros alado, com um cetro em sua mão direita e uma coroa de flores na mão esquerda; e um colar de ouro.
As oferendas encontradas dentro dos túmulos do edifício indicam que seus habitantes eram pessoas de alto status social.