O ministro das Relações Exteriores do Irã Abbas Araqchi alertou neste domingo (22) para uma conspiração tramada por EUA e Israel que tem como objetivo minar nações muçulmanas e tomar o controle sobre o Oriente Médio.
Segundo informou a agência de notícias iraniana Tasnim, em uma conversa telefônica neste domingo com seu homólogo iemenita, Jamal Ahmed Amer, o chanceler iraniano falou sobre as relações entre os governos do Iêmen e do Irã e discutiram os acontecimentos recentes no Oriente Médio.
21 de dezembro 2024, 20:47
Na conversa, Araqchi condenou os ataques militares dos EUA, do Reino Unido e de Israel contra o Iêmen e frisou que os EUA estão "violando descaradamente" o direito internacional ao agirem como representantes de Tel Aviv. Ele alertou sobre uma "conspiração conjunta" tramada por EUA e Israel "para destruir e enfraquecer os países islâmicos e dominar a região".
O chanceler também elogiou o que classificou como "apoio honroso do povo iemenita à Palestina".
"Apesar de todos os crimes e atos de agressão e se beneficiando do apoio ilimitado dos EUA e de vários outros estados ocidentais, o regime sionista falhou em atingir seus objetivos malignos", disse Araqchi.
Por sua vez, o chanceler iemenita elogiou o apoio do Irã ao povo do Iêmen contra agressões hostis. Amer alertou sobre as tentativas dos EUA e de Israel de assumir o controle da região, afirmando que as principais nações islâmicas devem empregar seu grande potencial para impedir que os inimigos atinjam seus objetivos.