De acordo com o jornal, citando a empresa chinesa de satélites de Internet PIESAT, o sistema, que atualmente inclui 12 satélites, teve início em 23 de dezembro.
O sistema foi batizado de Nuwa, em homenagem a uma deusa da antiga mitologia chinesa.
Espera-se que a constelação Nuwa tenha uma rede de pelo menos 20 satélites até 2025, com planos de aumentá-la para 114 satélites no futuro.
A publicação observa que a constelação de satélites oferece cobertura global do planeta, incluindo regiões polares e equatoriais.
Ela também poderá "enxergar" através das nuvens e chuva, fornecendo, assim, observação contínua da Terra em qualquer condição climática com uma resolução de imagem de até um metro.
"Os satélites fornecem sensoriamento remoto com resposta rápida e capacidades ágeis de observação. Eles levam apenas 20 minutos para transmitir dados do comando para a recepção terrestre", disse Wang Yuxiang, presidente da PIESAT.
Esses satélites, em particular, podem fornecer dados para controle de inundações, monitorar o uso da água, segurança na construção, vigilância agrícola e realizar observações oceânicas.