"Foi registrado um bombardeio por parte das formações armadas da Ucrânia nas seguintes direções: 15h05 - para a localidade de Gorlovka (distrito de Nikitovsky): dois projéteis de calibre 155 mm; 16h55 - da localidade de Katerinovka para a localidade de Gorlovka (distrito de Nikitovsky): três projéteis de calibre 155 mm", afirmou o órgão em seu canal no Telegram.
O prefeito da cidade, Ivan Prikhodko, relatou em seu canal no Telegram que as áreas residenciais em três áreas do distrito estão em zonas de risco elevado.
Gorlovka está localizada 50 quilômetros ao norte de Donetsk e abriga o complexo químico Stirol e empresas de mineração de carvão. É uma das maiores localidades da RPD, com uma população de mais de 250 mil pessoas antes do início do conflito em Donbass.
A artilharia de calibre 155 mm é utilizada por países da OTAN. Os EUA forneceram à Ucrânia obuses de longo alcance M777 de calibre 155 mm, que as forças ucranianas usam ativamente para bombardear cidades das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.
Além disso, foram entregues às tropas ucranianas sistemas de artilharia autopropulsada alemães PzH 2000, os poloneses Krab e os franceses CAESAR, que utilizam projéteis desse calibre.