A maioria deles são recentes e em pior estado de preservação. O artefato achado é feito de madeira de bétula, o único sapato de madeira no registro arqueológico holandês feito de bétula, uma árvore que não cresce nos Países Baixos, avança The History Blog.
O tamanco com salto foi descoberto em partes, mas a madeira estava bem preservada pelas condições anaeróbicas e encharcadas da fossa. Após uma limpeza completa dos fragmentos do sapato, os arqueólogos conseguiram juntá-los, tornando-o basicamente completo. O tamanho do sapato corresponde aproximadamente ao tamanho europeu moderno 36.
Os holandeses são conhecidos mundialmente por seus sapatos de madeira. Em uma descoberta na cidade de Alkmaar, cerca de 30 km a noroeste de Amsterdã, foi achado um [sapato] de 500 anos.
A fossa foi desenterrada em novembro durante a construção de um contêiner para resíduos subterrâneos. Ela foi usada entre 1450 e 1558. Naquela época, quase todas as casas ou moradias tinham um poço de esgoto usado para coletar resíduos humanos, mas também para resíduos de alimentos e domésticos. Desta forma, os sapatos e objetos semelhantes poderiam acabar em um desses.