Ciência e sociedade

Retrato do último imperador bizantino Constantino XI é descoberto em mosteiro na Grécia (FOTOS)

O único retrato contemporâneo conhecido de Constantino XI Paleólogo, o último imperador do Império Bizantino, foi achado na Grécia.
Sputnik
O retrato foi descoberto durante os trabalhos de restauração dos afrescos do Antigo Mosteiro dos Arcanjos em Aigialeia, localizado na região de Acaia, no oeste da Grécia. O afresco, que remota a meados do século XV, oferece um vislumbre inestimável da aparência do imperador que reinou de 1449 até sua morte durante a queda de Constantinopla em 1453, escreve Archaeology News.

O retrato, que foi encontrado sob outra camada de afrescos, representa Constantino XI vestido com insígnias imperiais, incluindo um luxuoso loros (estola longa) sobre um manto bizantino e uma coroa em forma de diadema.

Seu manto imperial bordado em ouro, adornado com águias de duas cabeças – símbolos da dinastia Paleólogo – confirma ainda mais seu status real. Segurando um cetro com uma cruz, o traje de Constantino o identifica inequivocamente como imperador.
Um retrato do último imperador romano (do Oriente), Constantino XI Paleólogo, foi descoberto no Mosteiro de Taxiarches em Aigialeia, na Grécia! Datado de meados do século XV, acredita-se ser o único retrato de Constantino XI Paleólogo.
"O pintor deve ter interpretado as características do retrato a partir de sua própria percepção, o que significa que seu modelo não era um retrato imperial oficial, mas o próprio imperador", disse a doutora Anastasia Koumousi, chefe da Diretoria de Antiguidades de Acaia. Isso torna o afresco particularmente significativo, pois é a única imagem sobrevivente de Constantino XI pintada durante sua vida.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar