Eduard Pesov trabalhou como correspondente fotográfico da agência de notícias TASS de 1968 a 1992.
Eduard Shevardnadze (à esquerda), membro do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética e ministro das Relações Exteriores da URSS, e o presidente brasileiro José Sarney, Brasília, 28 de setembro de 1987.
© Sputnik / Eduard Pesov
Ele é o autor de fotografias de reuniões históricas e episódios cotidianos das vidas dos líderes soviéticos e russos como Nikita Khruschev, Leonid Brezhnev, Mikhail Gorbachev e Boris Yeltsin.
Pesov trabalhou com todos os ministros das Relações Exteriores da URSS e da Rússia.
Assinatura do acordo de cooperação cultural entre o Conselho de Ministros da União Soviética e o Governo da República Federativa do Brasil, 30 de setembro de 1987.
© Sputnik / Eduard Pesov
Em 1992, ele ingressou no Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
"Esta manhã (29), o excelente fotógrafo e pessoa incrível Eduard Iosifovich Pesov morreu aos 93 anos. Um cronista fotográfico da vida do Ministério das Relações Exteriores [da Rússia], um participante direto de milhares de grandes eventos internacionais em todo o mundo, o autor de fotografias icônicas que revelam os segredos da diplomacia mundial", disse Zakharova.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à esquerda, se reúne com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, 14 de dezembro de 2006.
© Sputnik / Eduard Pesov
Ela observou que Pesov "era conhecido em todos os continentes e amado por sua energia inesgotável, seu poder de criatividade, que afirmava a vida e sua atitude generosa".