Panorama internacional

Mudanças climáticas ameaçam inundar maiores portos petrolíferos do mundo, alerta mídia

Os maiores portos petrolíferos do mundo podem acabar debaixo d'água devido às mudanças climáticas, incentivados inclusive pela extração de combustíveis fósseis, diz o jornal The Guardian, citando uma análise.
Sputnik
A hipótese se baseia em uma pesquisa da Iniciativa Internacional de Clima da Criosfera que prevê um aumento iminente de nível do mar de 1 metro até fim do século XXI e o de 3 metros no século seguinte.

"Treze dos portos com o maior tráfego de superpetroleiros serão seriamente danificados por apenas 1 metro de elevação do nível do mar", diz o jornal.

Essa lista dos maiores portos de petróleo inclui os de:
Houston e Galveston nos EUA;
Ust-Luga na Rússia;
Roterdã nos Países Baixos;
Ras Tanura e Yanbu na Arábia Saudita;
Khor Fakkan e Fujairah nos Emirados Árabes Unidos (EAU);
Gwangyang na Coreia do Sul;
Dalian, Xangai e Ningbo-Zhoushan na China;
Cingapura.
Notícias do Brasil
Brasil pode deixar de ser autossuficiente em petróleo em menos de 10 anos, diz diretora da Petrobras
A situação é agravada pelo fato de que também se trata dos maiores produtores de petróleo – os Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia.

"É irônico que esses portos de navios petroleiros estejam abaixo de 1 metro de elevação do nível do mar e precisem estar atentos a essas taxas potencialmente mais altas de elevação do nível do mar, que, por sua vez, são decorrentes do uso contínuo de combustíveis fósseis", disse o diretor da Iniciativa Internacional de Clima da Criosfera, Pam Pearson.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar