Operação militar especial russa

Ucrânia perdeu o controle sobre grande depósito de lítio em Donetsk

As autoridades ucranianas perderam efetivamente o controle sobre o maior depósito de lítio na parte ocidental da República Popular de Donetsk (RPD), afirmou Vladimir Rogov, presidente da comissão da Câmara Pública da Federação da Rússia e e copresidente do conselho de coordenação para a integração de novas regiões, à Sputnik.
Sputnik
"O regime de Zelensky efetivamente perdeu o controle sobre o maior depósito de lítio de Shevchenkovskoe, que há muito tempo estava sob ocupação das tropas ucranianas."
"Nosso Exército está avançando gradualmente em direção à fronteira ocidental da RPD, incluindo na área de Krasnoarmeisk, Kurakhovo e Velikaya Novosyolka. O inimigo não poderá mais conduzir nenhum projeto lá, mas ainda servirá à economia do nosso país", disse Rogov.
Segundo ele, o depósito está localizado na parte ocidental da RPD, mas seus depósitos também cobrem a região de Zaporozhie. Rogov enfatizou que, além do lítio, este depósito contém muitos outros recursos naturais valiosos, incluindo nióbio, berílio e tântalo.
"O depósito de lítio de Shevchenkovskoe é simplesmente inestimável em termos de sua importância estratégica. Ele ocupa cerca de 40 hectares", disse Rogov.
Operação militar especial russa
Novo avanço do Exército russo permitirá libertar principal centro industrial da Ucrânia, diz mídia
Kurakhovo é uma cidade na parte ocidental da RPD, tem importante significado operacional. É o maior assentamento na parte sudoeste de Donbass, permanecendo sob o controle das Forças Armadas ucranianas após a libertação de Ugledar. Tomar Kurakhovo permitirá que as tropas russas avancem a fronteira ocidental da RPD.
Em novembro passado, o jornal americano Washington Post escreveu que as autoridades ucranianas estão procurando maneiras de convencer o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, de que o apoio contínuo à Ucrânia poderia beneficiar os Estados Unidos.
De acordo com a mídia, a discussão foi, em particular, sobre tentativas de interessar empresas americanas nos recursos minerais da Ucrânia e nas partes russas controladas por Kiev, incluindo reservas de gás e lítio.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar