O conflito encoberto dissimulado de longa data entre Israel e o Irã tem passado a confrontos diretos no ano passado, que poderiam potencialmente ficar fora do controle a menos que a diplomacia prevaleça, disse o chanceler iraniano durante a entrevista transmitida no sábado (4).
"Estamos totalmente preparados para a possibilidade de novos ataques por Israel", observou ele. "Espero que Israel se abstenha de tomar tais ações imprudentes, pois isso poderia levar a uma guerra em larga escala", advertiu.
"Acreditamos que a razão acabará por prevalecer e evitar ações que poderiam ter sérias consequências", acrescentou, ressaltando o compromisso do Irã de se envolver com aliados regionais e internacionais, incluindo a China, para amenizar tensões e buscar a paz.
Em meados de outubro, o general Amir Ali Hajizadeh, comandante das Forças espaciais militares do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), disse que forças estão prontas para dar uma resposta dura aos inimigos do Irã se eles cometerem qualquer erro.