As escavações, conduzidas na encosta leste de Sacará, ao sul do Cairo, revelaram antigas tumbas, mastabas [forma de túmulo retangular no Antigo Egito, onde eram sepultados faraós e nobres importantes] e vários artefatos valiosos que datam do final da Segunda e início da Terceira Dinastias (por volta de 2.650 a.C.). Junto com mais de dez sepulturas da 18ª dinastia do Novo Reino (1550-1292 a.C.), relata Greek Reporter.
Túmulo desenterrado no sítio arqueológico de Sacará, Egito
© Foto / Página oficial das redes sociais do Ministério do Turismo e Antiguidades
Mohamed Ismail Khaled, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, enfatizou o significado dos achados, que, segundo ele, indicam que a necrópole de Sacará se estende mais ao norte do que antes acreditava.
Entre as descobertas foram descobertas duas mastabas de tijolo de barro e dois túmulos escavados na rocha. Um túmulo, localizado perto da borda norte do planalto de Sacará, apresenta um poço de calcário selado que leva a uma câmara funerária. A outra mastaba, situada perto da encosta rochosa, representa uma superestrutura de tijolos de barro e um poço retangular central.