Panorama internacional

Primeiro-ministro do Canadá anuncia que renunciará ao cargo

Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, afirmou que renunciará ao cargo assim que o novo líder do Partido Liberal, que comanda o governo, for eleito. Ele acrescentou que quer manter a configuração atual do parlamento até 24 de março.
Sputnik
Trudeau, que liderou o partido por 11 anos, fez o anúncio em meio a um nível baixíssimo de popularidade.

"Ao longo da minha carreira, todo o sucesso que alcancei foi possível graças ao apoio e incentivo da minha família. Ontem, ao jantar, compartilhei essa decisão com meus filhos, e hoje a compartilho com vocês: pretendo me demitir dos cargos de líder do Partido Liberal do Canadá e de primeiro-ministro do Canadá, assim que o partido eleger um novo líder", disse Trudeau, em discurso transmitido pelos principais canais de televisão canadenses.

Panorama internacional
Da Groenlândia ao Canadá: veja a lista de desejos de Trump para ampliar o território dos EUA
O premiê também vinha enfrentando pressão para sair após a renúncia de sua ministra das Finanças, Chrystia Freeland, em 16 de dezembro, que alegou que ela e Trudeau estavam "em desacordo" quanto ao melhor caminho que o Canadá deveria seguir.
Além disso, o Comitê de Contas Públicas do parlamento canadense deve realizar uma reunião amanhã (7) para considerar uma moção de desconfiança ao governo de Trudeau.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar