Ciência e sociedade

Descobrem parte da fundação do templo de uma das poucas mulheres faraós do antigo Egito (FOTOS)

Arqueólogos descobriram parte da fundação do templo de uma mulher faraó, Hatshepsut, e de tumbas do Império Médio (2050-1710 a.C.) durante escavações na área de Deir el-Bahari, na província de Luxor, no sul do Egito, disse o egiptólogo Zahi Hawass.
Sputnik
Hatshepsut foi uma das poucas mulheres faraós na história do antigo Egito e uma das mais notáveis. No século XV a.C., um templo funerário foi esculpido na área da rocha de Deir el-Bahari, depois da qual começa o Vale dos Reis.
Arqueólogos restauram artefatos recentemente descobertos no templo funerário da rainha Hatshepsut em Deir el-Bahari, Luxor, Egito.
O templo foi construído durante o reinado de Hatshepsut, mas seu sucessor, Tutemés III, que era enteado da rainha, ordenou a destruição de algumas das esculturas.

"A missão descobriu parte da fundação do templo de Hatshepsut, que estava localizado nas proximidades do vale e era o principal portão de entrada para o templo funerário", anunciou Hawass durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira (8), observando que as escavações e pesquisas na área estavam ocorrendo desde setembro de 2022.

Ciência e sociedade
Tumba de médico de faraó que governou há mais de 4 mil anos é encontrada no Egito (FOTOS)
O arqueólogo disse que a missão também conseguiu descobrir um grande número de inscrições e tumbas de pedra que datam da era do Império Médio do Egito.
"Nelas [tumbas] foram encontrados artefatos importantes, inclusive mesas feitas de cerâmica para oferendas de sacrifício", disse Hawass.
Arqueólogos restauram artefatos recentemente descobertos no templo funerário da rainha Hatshepsut em Deir el-Bahari, Luxor, Egito.
Outras descobertas feitas pela missão arqueológica incluem sepultamentos em rocha da 17ª Dinastia, arcos, a tumba de Jehuti-Mes (gerente do palácio da rainha Teti Sheri) e parte da necrópole de El-Assasif.
Os arqueólogos também encontraram moedas de bronze com imagens de Alexandre, o Grande, datadas do período de Ptolomeu I (367-283 a.C.).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar