"Uma das listas que circulam nos círculos do governo canadense inclui praticamente todos os produtos que os EUA exportam para o Canadá […]. Outra opção que está sendo considerada pelo governo do primeiro-ministro Justin Trudeau é impor taxas de exportação sobre produtos estratégicos, como petróleo, urânio e potássio", ressalta a agência.
Mais cedo, o jornal Globe and Mail noticiou que o Canadá está considerando a possibilidade de aplicar tarifas comerciais retaliatórias sobre produtos de aço e cerâmica dos EUA, incluindo vasos sanitários e pias, bem como suco de laranja, caso Donald Trump imponha tarifas sobre produtos canadenses.
Autoridades canadenses afirmaram que a resposta do Canadá dependerá do tipo de tarifas que Trump decidir impor após a posse.
Anteriormente, Donald Trump disse que imporia tarifas de 25% sobre os produtos do Canadá e do México após assumir a presidência, devido à imigração ilegal e ao tráfico de drogas não resolvidos nos EUA, e prometeu acrescentar 10% às taxas de exportação de produtos da China.