Enquanto os incêndios florestais queimam o sul da Califórnia, vamos relembrar o profundo impacto deixado por alguns dos incêndios mais devastadores da história.
Incêndio de Notre-Dame (2019)
Nenhum culpado foi encontrado cinco anos após o incêndio que devastou a icônica catedral francesa e contaminou grandes áreas de Paris com poeira tóxica e chumbo.
A restauração total custou € 700 milhões (cerca de R$ 4,3 bilhões).
Chamas e fumaça sobem da Catedral de Notre-Dame enquanto ela queima em Paris, 15 de abril de 2019. A catedral ficou gravemente danificada, presa em uma perigosa rede de andaimes de metal retorcidos um ano após o incêndio catastrófico ter destruído seu interior, derrubado sua famosa torre e horrorizado o mundo
© AP Photo / Thibault Camus
Grande Incêndio Matheson (1916)
Caixões enfileirados nos trilhos da ferrovia Temiskaming and Northern Ontario Railway após o incêndio florestal mais mortal do Canadá, no qual cerca de 200 pessoas morreram. A causa poderiam ter sido faíscas de dinamite usadas pelas empresas ferroviárias, o que levou à introdução de novas regulamentações.
Incêndio do Reichstag (1933)
O incêndio do Reichstag foi uma "bênção" tão grande para os nazistas que se especula que eles mesmos o começaram. O chanceler Adolf Hitler culpou os comunistas por incendiarem o prédio, usou uma lei de emergência para esmagar toda a oposição e instituiu o poder total. Embora ninguém tenha morrido no incêndio em si, ele preparou o cenário para o maior conflito da história da humanidade, a Segunda Guerra Mundial, que se estima ter ceifado de 70 a 85 milhões de vidas.
Vista interna do edifício do Reichstag em Berlim, Alemanha, após ter sido destruído pelo incêndio, 27 de fevereiro de 1933
© AP Photo
Grande Incêndio dos EUA (1910)
O "Big Burn" (grande incêndio) no norte de Idaho e oeste de Montana destruiu madeira suficiente para encher um trem de carga de 3.900 quilômetros de comprimento, levando à criação de um sistema federal de proteção contra incêndios.
Grande Incêndio de Nova York (1835)
Os bombeiros perfuraram buracos no East River congelado e no Hudson River para chegar à água durante o incêndio. Não é de se admirar que os primeiros aquedutos do país tenham sido construídos após o incidente.
Imagem reproduzida da litografia que mostra o incêndio na Bolsa de Valores durante o Grande Incêndio de Nova York, de 16 a 17 de dezembro de 1835
© Foto / Biblioteca do Congresso dos EUA
Grande Incêndio de Londres (1666)
Uma nova Londres de pedra surgiu das cinzas deste incêndio, que destruiu mais de 13.000 casas, a maioria de madeira. Curiosamente, a tragédia levou à criação das primeiras companhias de seguros contra incêndios.
Grande Biblioteca de Alexandria, Egito (48 a.C.)
Levou séculos para a humanidade se recuperar da perda do conhecimento inestimável contido nos mais de 40.000 pergaminhos antigos sobre ciência, filosofia, literatura, etc. que foram perdidos no incêndio.