Após voltar de um passeio, o morador da cidade de Marshfield, em uma das ilhas ao leste do Canadá, Joe Velaidum, encontrou restos estranhos na entrada de sua casa e no gramado. Ao verificar a gravação da câmera de segurança, ele ficou surpreso ao descobrir que um meteorito havia caído em seu quintal.
O pedaço de rocha espacial provavelmente viajava a cerca de 200 km/h quando impactou contra o solo. O proprietário havia saído de casa com seus cachorros "minutos antes".
"Não é algo que tenhamos ouvido antes. Do ponto de vista científico, é algo novo", declarou Chris Herd à CBC News, um colecionador de meteoritos da Universidade de Alberta.
No total foram recolhidos cerca de 95 gramas de fragmentos no local do ocorrido. As análises mostraram que o corpo que caiu era um condrito comum: o tipo mais comum de rocha espacial que cai em nosso planeta.
Trata-se de formações esféricas ou elípticas de composição predominantemente silicatada. Sua origem é atribuída à desintegração de vários corpos celestes do cinturão de asteroides nos últimos 40 milhões de anos.
Embora esse tipo de meteorito seja bastante comum, ele pode fornecer informações sobre o pó que existia nos primórdios do sistema solar, uma época em que tudo estava se formando a partir dos restos da nuvem de poeira e gás que deu origem ao Sol.