Ciência e sociedade

Astronautas chineses obtêm pela 1ª vez oxigênio no espaço através de fotossíntese

A tripulação da nave espacial tripulada chinesa Shenzhou-19 realizou uma série de experimentos de fotossíntese artificial a bordo da estação espacial chinesa, tendo pela primeira vez obtido oxigênio e componentes para combustível de foguetes, escreve o jornal South China Morning Post.
Sputnik
De acordo com a notícia, a tripulação da missão Shenzhou-19, que está a bordo da estação espacial Tiangong, realizou com sucesso a primeira demonstração da tecnologia de fotossíntese artificial no espaço ao produzir oxigênio, bem como componentes necessários para o combustível de foguetes, que "pavimentou o caminho para a exploração espacial a longo prazo incluindo um pouso lunar tripulado até 2030".
Além disso, a mídia relata, citando o programa de missões tripuladas da China, que taikonautas conduziram uma série de 12 experimentos em um dispositivo em forma de gaveta, usando catalisadores semicondutores para converter dióxido de carbono e água em oxigênio ao produzir etileno, um hidrocarboneto que pode ser usado para fazer combustível de naves espaciais.
Notícias do Brasil
Brasil inicia pesquisas para cultivar alimentos no espaço com tecnologia da Embrapa

"Os testes centraram-se em várias tecnologias que são fundamentais para a produção de recursos e sobrevivência humana, incluindo a conversão de dióxido de carbono à temperatura ambiente, o controle preciso de fluxos de gás e líquidos em condições de microgravidade, bem como a detecção de alta sensibilidade dos produtos da reação em tempo real", escreveu o jornal.

O artigo indica que já foram realizados experimentos relacionados à fotossíntese a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), com foco no cultivo de plantas e no estudo de como a microgravidade afeta a fotossíntese natural.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar