Eleitores de Donald Trump expressaram decepção em relação à cerimônia de posse e o desfile inaugural do presidente dos EUA, realizados nesta segunda-feira (20), em Washington, terem sido transferidos para áreas fechadas por conta do frio extremo que levou os termômetros na capital americana a registrarem -3ºC com sensação térmica de -12ºC.
A cerimônia de posse, tradicionalmente realizada do lado de fora do Capitólio, foi transferida para a parte interna, na Rotunda do Capitólio. Já o desfile inaugural foi transferido para o complexo esportivo Capital One Arena, na região central da cidade.
Com a mudança, alguns apoiadores ficaram de fora da festa. Mesmo tendo passado várias horas em frente ao local, muitos não conseguiram entrar no complexo.
"Esperamos na fila dois dias, mas não entramos. Nem para o comício [realizado no dia anterior], nem hoje. Chegamos às 8h", disse à Sputnik uma mulher que estava saindo da fila após ser anunciado que a arena estava lotada e não era mais permitido entrar.
Apesar disso, ela afirmou estar convencida de que a espera infrutífera valeu a pena. "Hoje é o início de uma nova gestão e de ver toda essa gente [na fila]", explicou.
Entretanto, ela afirmou considerar a decisão da mudança um "grande erro", porque as pessoas passaram muitas horas do lado de fora de qualquer maneira.
"As pessoas já estavam aqui e preparadas, então é uma oportunidade perdida", disse ela.
Pela primeira vez em 40 anos, a posse de um presidente dos EUA foi realizada em ambientes fechados; a posse de Trump em 2017, na áea externa do Capitólio, contou com a presença de 300 mil a 600 mil pessoas, e a posse de Barack Obama, em 2009, mais de um milhão e meio.
Um pai que viajou para Washington, acompanhado do filho, para a cerimônia de posse, esperou cerca de duas horas na fila, mas não conseguiu entrar.
"É um pouco decepcionante", disse o homem, acrescentando que "a culpa foi deles por não terem chegado mais cedo".
Uma senhora idosa estava esperando na fila desde as 6h, tendo vindo do Texas no dia anterior, se mostrou satisfeita, embora tenha ficado do lado de fora. "Valeu a pena", disse ela à Sputnik.
Outro eleitor esperou quatro horas, e não ficou desapontado. "Sinto-me bem, estou feliz que Trump seja presidente", disse à Sputnik.
Um vendedor de camisetas de Trump disse que estava na rua em frente à arena desde as 16h e tinha esperança de ver Trump de perto.
"Espero que Trump saia, as pessoas queriam vê-lo. Se ele ficar do lado de dentro, isso é triste", disse ele.