Panorama internacional

Rússia e Bolívia verificam progresso do reator de pesquisa nuclear da Rosatom em El Alto

O embaixador russo na Bolívia, Dmitry Verchenko, e autoridades locais fiscalizaram o andamento da construção do complexo de reatores de pesquisa nuclear que a Rosatom está construindo na cidade de El Alto.
Sputnik
Segundo informou nesta terça-feira (21) a Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN), o embaixador russo na Bolívia foi recebido pelo órgão junto com a engenheira Hortensia Jiménez Rivera para visitar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear (CIDTN).
O CIDTN, onde está o reator, começou a ser construído em 2018 pela empresa russa Rosatom. Em setembro do ano passado, a Bolívia recebeu 43 toneladas de componentes tecnológicos para o reator nuclear de pesquisa RB-01.
Notícias do Brasil
Pequenos reatores nucleares na Amazônia: tecnologia russa ajuda o Brasil na transição energética?
O reator, com o qual a Bolívia se aventurará nas pesquisas nucleares, deve entrar em operação neste ano e, para isso, necessita de engenheiros e cientistas, que serão treinados pela Rússia.
O programa nuclear boliviano é apoiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e segue rigorosamente os padrões internacionais para o uso pacífico da tecnologia nuclear.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar