O líquido foi encontrado em uma vasilha de bronze em forma de coruja que remonta à dinastia Shang (c.1600 a.C.-1046 a.C.), que foi desenterrado nas ruínas de Daxinzhuang em Jinan em 2010.
Os arqueólogos podiam identificar que havia uma pequena quantidade de líquido dentro do recipiente, mas não o abriram até recentemente, uma vez que estava selado pela ferrugem.
A descoberta recém-confirmada data de mais de 3.000 anos. O artefato está atualmente guardado no instituto, disse ao Global Times um funcionário da instituição chamado Liu.
A amostra do líquido foi enviada para testes ao Laboratório Internacional de Pesquisa Conjunta de Arqueologia Ambiental e Social da Universidade de Shandong, e depois confirmou-se que continha etanol.
Antigo vaso de bronze é descoberto na China
© Foto / Instituto de Arqueologia da cidade de Jinan
"Confirmou-se que o líquido dentro do recipiente de bronze, armazenado em um ambiente fechado, livre de oxigênio por um longo período, continha apenas água, etanol, acetato de etila e outros componentes, indicando que é um tipo de bebida destilada", disse Wu Meng, pesquisador associado do laboratório à agência de notícias Xinhua.
Após cerca de 3.000 anos, o recipiente de bronze ficou enferrujado enquanto estava enterrado. A ferrugem uniu firmemente a tampa com o corpo da vasilha, impedindo efetivamente a evaporação do líquido dentro dele.