"O Exército dos EUA transferiu seus lançadores Typhon que podem disparar mísseis multiuso a milhares de quilômetros do aeródromo de Laoag, nas Filipinas, para outro local na ilha de Luzon", informa a Reuters.
De acordo com a fonte, a redistribuição dos sistemas de mísseis ajudará a determinar seu grau de mobilidade, permitindo que as instalações permaneçam operacionais durante um possível conflito.
O Comando do Indo-Pacífico, que supervisiona as forças dos EUA na região, disse que os lançadores do sistema Typhon foram "realocados nas Filipinas". Tanto os militares norte-americanos quanto o governo filipino se recusaram a informar o local específico para o qual as baterias foram transferidas.
O chefe do Comando do Indo-Pacífico, Matthew Comer, contou que a realocação não era uma indicação de que as baterias ficariam permanentemente nas Filipinas.
Anteriormente, a Reuters informou que as Forças Armadas dos EUA, apesar das exigências da China, não planejam remover o sistema de mísseis Typhon do território filipino em um futuro próximo. Além disso, o lado filipino anunciou que treinaria o pessoal das Forças Armadas do país para operar o sistema.