O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva nesta quinta-feira (23) que determina a divulgação pública de todos os arquivos ligados às mortes de John F. Kennedy, Robert F. Kennedy e Martin Luther King por serem de "interesse nacional".
Conforme o documento, uma lei de 1992 determinava a publicação na íntegra dos dados até outubro de 2017, a menos que fossem encontrados entraves como o prejuízo à defesa nacional. "O presidente Biden emitiu certificações subsequentes com relação a esses registros em 2021, 2022 e 2023, concedendo às agências tempo adicional para revisar os registros e reter informações da divulgação pública", acrescentou.
Para Trump, a divulgação dos registros sobre os três crimes "já está muito atrasada" e, com isso, foi determinada a liberação de todos os documentos em posse do governo norte-americano.
Em até 15 dias, deve ser apresentado um plano para a revisão dos dados em coordenação com o assistente do presidente para assuntos de segurança nacional e o conselheiro do presidente. Na sequência, será realizada a liberação completa do material.