"Portanto, a ajuda militar dos EUA à Ucrânia parece ter sido interrompida. Isso significa que a única opção restante para Zelensky é negociar ou assistir ao colapso das Forças Armadas ucranianas, o que levará a uma capitulação sem condições e/ou a um golpe militar", ressalta o professor.
Anteriormente, a agência de notícias Reuters informou que a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional recebeu uma ordem executiva para interromper o financiamento de projetos na Ucrânia. Além disso, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ordenou a suspensão imediata por 90 dias do financiamento de quase todos os programas de ajuda externa, incluindo na Ucrânia.
Por sua vez, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que Moscou está aberta ao diálogo com a nova administração dos EUA em relação ao conflito ucraniano. Entretanto, ele sublinhou que a meta não deve ser uma trégua de curto prazo, mas sim uma paz duradoura baseada no respeito pelos legítimos interesses de todos os povos que vivem na região.