Notícias do Brasil

Megaoperação federal apreende 1 tonelada de minério ilegal da Terra Yanomami e destrói aeronave

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) apreenderam cerca de uma tonelada de cassiterita na Terra Indígena Yanomami.
Sputnik
O minério, muito utilizado na indústria para a produção de tintas, plásticos, fungicidas e embalagens, foi extraído ilegalmente, segundo informações do governo federal divulgadas nesta terça-feira (4).
O material foi encontrado em inspeção de dois veículos de carga durante patrulhamento na estrada Vicinal Paredão Velho, na região de Alto Alegre, Roraima, no domingo (2). Os condutores foram detidos e encaminhados à Superintendência da Polícia Federal para as providências legais.
Além do minério, os agentes localizaram nas proximidades da área duas antenas Starlink. A tecnologia de Internet via satélite tem sido utilizada por grupos que atuam no garimpo ilegal, permitindo comunicação em áreas remotas.
Notícias do Brasil
FAB destrói helicóptero usado em garimpo ilegal na Terra Yanomami em ação conjunta com PF e Ibama
Outra incursão compartilhada entre Ibama e Força Nacional, na última sexta-feira (31), resultou na destruição de uma aeronave Cessna Aircraft, modelo 182P.
O avião era utilizado para o transporte de suprimentos, combustível e equipamentos que abasteciam o garimpo ilegal na região. Os agentes estavam na localidade conhecida como Novo Paraíso, próxima ao Rio Itã, em fiscalização de pistas clandestinas.
Especifica-se que, além da destruição da aeronave, diversos itens encontrados no local foram inutilizados pelos servidores do Ibama, como lonas, embalagens de lubrificantes, chapas de zinco e partes de fuselagem.
Além disso, um GPS aeronáutico Garmin foi apreendido pelos agentes do Ibama e será encaminhado à Polícia Federal para investigação.
A destruição da aeronave representa um impacto significativo na logística dos garimpeiros ilegais, dificultando o transporte de insumos e reduzindo sua capacidade de operação na região.
Desde o início da operação de desintrusão da Terra Indígena Yanomami (OD-TIY), coordenada pela Casa de Governo em março de 2024, já foram realizadas 3.843 ações de fiscalização e combate ao garimpo ilegal.
As operações resultaram na destruição de 136 mil litros de diesel, 1.182 motores, 656 máquinas leves e 120 embarcações, além da apreensão de 226 kg de mercúrio e 132 antenas Starlink, utilizadas para coordenar atividades ilícitas.
O prejuízo estimado aos garimpeiros ilegais já ultrapassa R$ 284,5 milhões, com a inutilização de 32 aeronaves, 120 embarcações, 70 balsas, 20 dragas e a apreensão de mais de 143 toneladas de cassiterita.
A Casa de Governo mantém o controle e a fiscalização do território para impedir a reocupação ilegal e garantir a proteção territorial. As ações seguem voltadas para a manutenção da integridade da terra indígena e a segurança das comunidades Yanomami, Ye'kwana e Sanöma.
A Terra Indígena Yanomami (TIY) está localizada nos estados do Amazonas e Roraima, na fronteira com a Venezuela. É a maior terra indígena do Brasil, com uma área de cerca de 9,6 milhões de hectares.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar