Ciência e sociedade

Descobrem em deserto no Iraque ferramentas de pedra de 1,5 milhão de anos (FOTO)

Arqueólogos da Universidade Livre de Bruxelas (VUB) descobriram bifaces de 1,5 milhão de anos e identificaram sete sítios paleolíticos no Deserto Ocidental no Iraque, informa o portal Arkeonews.
Sputnik
As descobertas foram feitas durante uma recente pesquisa de campo liderada pela pesquisadora Ella Egberts, que teve como objetivo estudar materiais arqueológicos da superfície e a história geomorfológica da região.

A equipe coletou mais de 850 artefatos que vão desde bifaces do início do Paleolítico a lascas produzidas com a técnica Levallois do Paleolítico Médio, em uma área onde outrora havia um grande lago no Pleistoceno.

Uma peça lítica bifacial de 1,5 milhão de anos encontrada no deserto iraquiano
"O trabalho de campo focalizado resultou na descoberta de sete sítios paleolíticos em uma área de dez por 20 km", disse Egberts.
A pesquisadora enfatizou que a distribuição desses locais oferece informações valiosas sobre a utilização precoce da paisagem por parte dos humanos, com planos para uma pesquisa expandida e análise sistemática no futuro.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar