Notícias do Brasil

Mesmo inelegível até 2030, Bolsonaro promete retirar Brasil do BRICS e da OMS caso volte ao poder

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez declaração ao jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (6) e ainda defendeu um "acordo militar sólido" com os Estados Unidos para combater as organizações criminosas no Brasil.
Sputnik
O ex-presidente Jair Bolsonaro prometeu retirar o Brasil do BRICS caso volte a presidir o país, apesar de estar inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030, o que o impede de concorrer às eleições de 2026. Neste ano, o país recebe a cúpula do grupo, que também reúne Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Irã e Indonésia, além de vários países parceiros.
"Se eu for presidente de novo, saio do BRICS e da OMS [Organização Mundial da Saúde]", declarou em entrevista ao jornal.
Notícias do Brasil
Lula: se Bolsonaro puder se candidatar, 'se for comigo, vai perder outra vez'
Bolsonaro também afirmou que implementaria "um acordo militar sólido" com os Estados Unidos, focado no combate às organizações criminosas na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. "Eu vou permitir que seja instalada uma base militar dos EUA ali", acrescentou.
As declarações de Bolsonaro ocorrem pouco depois de os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Argentina, Javier Milei – seus principais aliados internacionais –, anunciarem a retirada de seus países de diversos organismos e entidades internacionais.
As próximas eleições presidenciais no Brasil acontecem em 2026 e, segundo diversas pesquisas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito diante dos possíveis substitutos de Bolsonaro.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar