Panorama internacional

Pequim acusa Filipinas de 'conspiração com países externos' após exercícios navais com os EUA

O Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular (ELP) conduziu uma patrulha rotineira no mar do Sul da China nesta quarta-feira (5), um dia após que os militares das Filipinas e dos EUA realizaram um exercício conjunto na região.
Sputnik
Tian Junli, porta-voz do Comando do Teatro Sul do ELP, anunciou a operação na noite de ontem, acusando as Filipinas de conluio com países externos para organizar "as chamadas patrulhas conjuntas", que segundo Tian "desestabilizam a região", escreve China Daily.
De acordo com o porta-voz, as ações filipinas foram uma tentativa de endossar suas "reivindicações ilegais" no mar do Sul da China e minar os direitos e interesses marítimos da China.
Forças aéreas dos EUA e das Filipinas realizam exercícios no mar das Filipinas ocidental na terça-feira (4). 3 [caças] FA-50 e bombardeiros B1-B fizeram parte dos exercícios, que incluíram exercícios em torno do recife de Scarborough.

"As forças de comando do teatro permanecem em alerta máximo, defendendo resolutamente a soberania territorial nacional e os direitos e interesses marítimos. Quaisquer atividades militares que perturbem o mar do Sul da China estão totalmente sob controle", disse o porta-voz.

Por sua vez, a 7ª Frota dos EUA, baseada no Japão, escreveu em comunicado que tais exercícios "fortalecem a interoperabilidade de nossas doutrinas, táticas, técnicas e procedimentos das forças armadas/de defesa". As manobras ocorreram dentro da Zona Econômica Exclusiva das Filipinas, mas a frota não forneceu detalhes sobre a localização exata.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar