"Falamos sobre o oleoduto do Alasca, que é, de longe, o ponto de extração de petróleo e gás mais próximo do Japão: na verdade, está a menos da metade da distância de qualquer outro lugar. Estamos discutindo algum tipo de empresa conjunta entre o Japão e os EUA", disse Trump à imprensa.
O presidente acrescentou que o Japão começará imediatamente a importar uma quantidade recorde de gás natural liquefeito (GNL) dos EUA.
"Autorizamos a venda imediata de GNL para o Japão, em particular. Estamos muito satisfeitos com o que vamos fazer com esse início imediato", afirmou Trump.
29 de outubro 2024, 07:16
Já o primeiro-ministro japonês acrescentou que o país também estava interessado em importar bioetanol, amônia e outros recursos, desde que fossem oferecidos a um preço estável.
No dia de sua posse, em 20 de janeiro, Trump assinou uma ordem executiva que prioriza a exploração de gás natural liquefeito do Alasca como política oficial, incluindo a venda e o transporte de GNL para outras regiões do país e para nações aliadas na costa do Pacífico.