"Acho que isso vai funcionar com Donald Trump, devemos começar a ser normais de novo, falar e aceitar os interesses da Rússia na Europa", disse o parlamentar à Sputnik.
Gottschalk também observou que as antigas autoridades dos EUA eram irrealistas - seus oponentes, os republicanos, adotam uma abordagem diferente. O político também expressou confiança de que Trump "pararia as guerras" e não começaria novas.
Trump frequentemente rotulou a OTAN de "obsoleta", criticando o fardo financeiro da aliança sobre os EUA, seu maior contribuinte. Ele pressionou os membros da OTAN a aumentarem os gastos com defesa para 5% do PIB, argumentando que a Europa deveria assumir mais custos de segurança.
Durante seu primeiro mandato, ele exigiu uma meta de gastos com a defesa de 2% do PIB e iniciou uma retirada de tropas dos EUA da Alemanha, posteriormente revertida por Biden.
Trump agora está considerando reduzir a presença militar dos EUA na Europa em 20%, pedindo aos aliados que invistam mais em sua própria defesa.