Panorama internacional

Analista turco: encontro em Riad mostra a exclusão da Europa da 'nova conferência de Yalta'

As conversações entre as delegações da Rússia e dos EUA em Riad mostraram que a arquitetura de segurança da Europa será determinada sem a participação da própria Europa, que é excluída da "nova conferência de Yalta", disse à Sputnik analista político turco Engin Ozer.
Sputnik
Nesta terça-feira (18) foram realizadas conversas entre as delegações da Rússia e dos EUA em Riad sobre questões de encerramento do conflito na Ucrânia, relações bilaterais entre os países e preparações para o encontro dos líderes dos dois Estados.

"O resultado mais importante das negociações em Riad foi a exclusão completa da Europa do processo da 'nova conferência de Yalta'. Parece que a arquitetura de segurança da Europa está sendo determinada sem a participação dos países europeus. Enquanto o equilíbrio de poder no Oriente Médio está virando a favor da Arábia Saudita [exceto Israel], o controle político sobre o Velho Continente está sendo transferido para a Rússia", opina o analista.

Panorama internacional
Europa reconhece que, sem os EUA, não consegue efetuar nem tarefas militares simples, diz jornal
Segundo ele, o processo de negociações das deleções da Rússia e dos EUA não se limita à Ucrânia.

"A Ásia Central e o Cáucaso serão os temas de discussão em reuniões futuras. Os benefícios políticos e financeiros obtidos por meio de ameaças e conflitos serão agora decididos em negociações diplomáticas entre os dois principais centros de poder", afirmou o interlocutor da agência.

Na reunião em Riad, a delegação russa é composta pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, pelo assessor presidencial Yuri Ushakov, e pelo diretor do Fundo Russo de Investimentos Diretos, Kirill Dmitriev. A parte norte-americana é integrada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, o conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, e o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar