Panorama internacional

Lavrov repassa a Vieira os resultados das negociações entre Rússia e EUA em Riad

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, discutiram as negociações russo-americanas na Arábia Saudita e a proposta sino-brasileira para a crise ucraniana.
Sputnik
Conforme a chancelaria russa, em 21 de fevereiro, Lavrov e Vieira mantiveram conversas às margens da Reunião de Ministros de Relações Exteriores do Grupo dos 20 (G20), em Joanesburgo.
Os chefes das diplomacias discutiram os temas principais de cooperação entre o Brasil e a Rússia, inclusive no quadro do BRICS, sob a presidência brasileira em 2025.

"Lavrov informou sobre os resultados dos contatos russo-americanos em Riad e chamou atenção para a necessidade de levar em conta as causas fundamentais da crise ucraniana no trabalho do Grupo de Amigos da Paz do Sul Global, estabelecido com a participação do Brasil", diz o comunicado.

Anteriormente, o Brasil e a China, juntamente com outros países do Sul Global, declararam a criação de uma plataforma aberta Amigos da Paz para resolver a crise ucraniana.
Em uma discussão desta quinta-feira (20), Viera disse que o Brasil tem defendido, desde o início do conflito armado, o diálogo e uma solução negociada, ressaltando que "uma paz duradoura só pode ser alcançada por meio da diplomacia".
Panorama internacional
G20 interrompe 'ucranização' da agenda global promovida pelo Ocidente, diz Lavrov
Na terça-feira (18), foram realizadas as primeiras conversações de alto nível entre a Rússia e os EUA, desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, em Riad, Arábia Saudita.
Ambos os lados disseram, após as conversações, que a reunião foi muito produtiva e as partes concordaram em optar pela reconstrução das relações entre os dois países.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar