Panorama internacional

Em mudança sem precedentes no Pentágono, Trump demite chefe das Forças Armadas dos EUA

Charles Q. Brown estava previsto para continuar no posto até 2027, e foi demitido junto com outros seis oficiais do Pentágono. Decisão inicia período de turbulência no órgão, que Trump afirma estar em desacordo com sua política de "America First".
Sputnik
O presidente dos EUA, Donald Trump, demitiu o general Charles Q. Brown do posto de chefe das Forças Armadas dos EUA. Brown detinha a mais alta patente das Forças Armadas, e foi nomeado em 2023, pelo então presidente Joe Biden, para se manter no posto até 2027.
Além de Brown, outros seis oficiais do Pentágono foram substituídos em suas funções, em uma reformulação na Defesa considerada sem precedentes pela mídia estadunidense. Entre os demitidos estão: a almirante Lisa Franchetti, a primeira mulher a liderar a Marinha; o general James Slife, vice-chefe da Força Aérea; e os principais advogados do Exército, da Marinha e da Força Aérea, responsáveis pela aplicação da justiça militar no país.
Panorama internacional
Ex-coronel americano explica por que os EUA podem perder o próximo grande conflito
Em postagem na plataforma Truth Social, Trump afirmou que Brown será substituído por Dan Caine, um general aposentado de três estrelas da Força Aérea.
"O general Caine é um piloto talentoso, especialista em segurança nacional, empreendedor de sucesso e um combatente com significativa experiência interinstitucional e em operações especiais", disse Trump.
Segundo informou a Reuters, a decisão de Trump quebra a tradição vigente, ao retirar, pela primeira vez, alguém da aposentadoria para torná-lo o principal oficial militar dos EUA.
Segundo a agência, a demissão dos oficiais inicia um período de turbulência no Pentágono, que já estava se preparando para uma demissão em massa de funcionários civis, uma revisão drástica de seu orçamento e uma mudança nas mobilizações militares resultante da nova política externa dos EUA. A agenda de Trump para a defesa prioriza o cenário interno e considera que a força militar está em desacordo com sua agenda de "America First".
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar