Panorama internacional

Futuro da Ucrânia depende de Zelensky conseguir salvar suas relações pioradas com Trump, diz mídia

O ucraniano Vladimir Zelensky espera salvar seu relacionamento com o presidente dos EUA, Donald Trump, após este explodir publicamente nesta semana, relata o jornal The Washington Post, citando analistas e legisladores ucranianos.
Sputnik

''Se Zelensky conseguir consertar esse relacionamento com o aliado mais poderoso de seu país, isso ditará o futuro da Ucrânia'', ressalta o jornal.

Aleksandr Merezhko, chefe do comitê parlamentar ucraniano de política externa, disse ao jornal que a Ucrânia não estava em posição de brigar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Ele também elaborou que os ucranianos precisam conquistar a confiança e o respeito de Trump, e isso é ''extremamente difícil agora, mas não impossível''.
Panorama internacional
EUA, de fato, acabaram por reconhecer Rússia como grande potência mundial, diz mídia
Além disso, alguns legisladores ucranianos acusaram Zelensky de não ter se preparado para o retorno de Trump ao poder. Eles pensam que Kiev deveria ter se conectado com representantes da equipe Trump desde o início, conquistado sua confiança, e defendido o caso da Ucrânia junto a eles.

''Será quase impossível para o escritório de Zelensky acompanhar a falha de comunicação agora [...]. Qualquer ataque verbal a Trump é absolutamente contraproducente agora'', destaca o The Washington Post, citando Vladimir Ariev, um legislador do partido de oposição Solidariedade Europeia.

Na quarta-feira (19), o presidente dos EUA, Donald Trump, fez várias declarações críticas sobre o Vladimir Zelensky em sua rede social Truth Social, chamando-o, entre outras coisas, de ''ditador sem eleições'' e acusando-o de querer continuar o conflito com a Rússia para obter ganhos financeiros.
Por sua vez, hoje (22), o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, disse que Trump estava expressando seu descontentamento com Zelensky e esclareceu que, em alguns casos, essa reação era justificada.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar