De acordo com a Bloomberg, Trump alertou os líderes empresariais que eles deveriam se apressar a transferir a produção no estrangeiro para os Estados Unidos. Em resposta, o Global Times alerta em um editorial que, embora o projeto possa ter a intenção louvável de incentivar a produção nacional, esta medida pode ter consequências particularmente dramáticas.
"No curto prazo, essa medida não pode preencher a lacuna na capacidade de produção doméstica, mas, em vez disso, aumentará a pressão sobre os custos médicos nos Estados Unidos e prejudicará o bem-estar dos americanos", disse o veículo.
De acordo com a publicação, a política tarifária contra medicamentos importados afetará especialmente os medicamentos genéricos, que representam cerca de 90% de todas as prescrições feitas nos Estados Unidos, de acordo com a Associação de Medicamentos Acessíveis.
Os medicamentos genéricos — feitos com os mesmos ingredientes de um medicamento de marca, mas a um preço mais baixo — têm margens de lucro notoriamente baixas, tornando impossível para os fabricantes absorverem os custos adicionais para compensar as tarifas.