"Não há depósitos conhecidos de elementos de terras raras na Ucrânia", disse o professor ao portal Nikkei Asia.
O portal sublinha que os especialistas são céticos, especialmente em relação aos elementos de terras raras, duvidando que a Ucrânia tenha depósitos promissores para desenvolvimento.
Segundo o professor Mavrogenes, as pessoas que falam sobre isso não entendem a diferença entre as terras raras e qualquer outro mineral crítico.
"Quanto aos metais de terras raras, em condições favoráveis você levará seis anos para perfurar tudo e descobrir se deseja minerá-los de fato. […] Em uma situação de conflito, as chances de esse trabalho ser realizado são nulas", enfatizou Jon Hykawy, presidente e diretor da Stormcrow, empresa de pesquisa e consultoria especializada em materiais críticos.
No dia 14 de fevereiro, o The Washington Post relatou que os negociadores dos Estados Unidos sugeriram na reunião com Zelensky em Munique que ele assinasse um documento que transferiria os direitos de 50% dos recursos minerais ainda não extraídos da Ucrânia para os EUA. Zelensky disse que havia rejeitado o acordo, argumentando que não era do interesse da Ucrânia.