Ciência e sociedade

Desenterram na China conjunto de ferramentas de produção de fogo de 7.000 anos (FOTOS)

Arqueólogos descobriram um conjunto de ferramentas de produção de fogo que datam de cerca de 7.000 anos em um sítio arqueológico na província chinesa de Jiangsu, marcando o achado como a mais antiga evidência física conhecida de criação de fogo encontrada na China até a data.
Sputnik
O líder da escavação no local de Caoyangang e pesquisador do instituto provincial de relíquias culturais e arqueologia, Gan Huiyuan, disse que o conjunto de ferramentas recém-descobertas consiste em uma perfuradora e uma placa, informa agência de notícias Xinhua.

O pauzinho perfurador mede mais de 60 centímetros de comprimento, enquanto a placa tem mais de 30 centímetros. O último artefato tem mais de 10 profundas marcas circulares em sua superfície, mostrando sinais claros de queimadura.

"Este conjunto de ferramentas não é apenas o mais comprido encontrado no local, mas também o equipamento de produção de fogo mais bem preservado descoberto até hoje", disse o pesquisador à agência, acrescentando que desde o início da escavação várias ferramentas desse tipo foram descobertas lá.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar