Panorama internacional

EUA querem aumentar controle sobre recursos ucranianos apesar das objeções de Kiev, diz mídia

Os EUA estão buscando novas condições de acesso a recursos críticos e ativos do setor energético na Ucrânia, aumentando as demandas econômicas sobre Kiev, relata o jornal Financial Times, citando fontes de Kiev.
Sputnik
O jornal destaca que a administração do presidente norte-americano, Donald Trump, está expandindo suas demandas em relação a Kiev em meio às conversas sobre paz com o lado russo.

"Washington quer que Kiev concorde com disposições detalhadas sobre quem detém e controla um fundo de investimento conjunto e com um escopo mais amplo, possivelmente abrangendo a posse dos EUA de outros ativos econômicos, como as usinas nucleares da Ucrânia", ressalta o jornal, citando fontes de Kiev.

Operação militar especial russa
Zelensky é responsável pelo fracasso das tropas ucranianas na região de Kursk, diz portal
Segundo os interlocutores da mídia, eles estão preocupados com a possibilidade de Kiev ser forçada a aceitar termos desfavoráveis como parte de um acordo de recursos mais amplo com os EUA.
Vale mencionar que o artigo indica que a administração Trump ainda não apresentou novas condições a Kiev.

"Mas percebo que [...] eles estão trabalhando em um acordo mais amplo", finaliza a publicação, citando um oficial ucraniano.

Anteriormente, Carolyn Levitt, a secretária de imprensa da Casa Branca, afirmou que Donald Trump disse ao líder atual ucraniano, Vladimir Zelensky, que os Estados Unidos estavam prontos para ajudar Kiev a administrar suas usinas elétricas e nucleares e que, se os EUA fossem proprietários das instalações energéticas da Ucrânia, esse seria o melhor meio de proteger essa infraestrutura.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar