O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (5) a assistente social e professora Márcia Lopes (PT) como nova ministra das Mulheres. Ela substitui Cida Gonçalves (PT) no cargo.
Lopes, ministra do Desenvolvimento Social em 2010, no final do segundo mandato de Lula, foi convidada a assumir o cargo na semana passada, em meio a especulações sobre a demissão de Gonçalves.
A saída da petista é acentuada por denúncias de assédio moral feitas por servidores do ministério e por críticas internas do PT de que a então ministra não estava entregando resultados. Com a substituição de Gonçalves por Lopes, esta é a 12ª troca ministerial de Lula.
Márcia Lopes é formada em serviço social e professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela também foi vereadora por Londrina de 2001 a 2004, quando passou a atuar como secretária-executiva e, posteriormente, secretária nacional de Assistência Social no Ministério do Desenvolvimento Social.
Em 2012, concorreu à prefeitura de Londrina, não sendo eleita, e em 2022 compôs a equipe de transição do governo Lula na área de assistência social.