"A parte russa, conforme acordado, elaborou prontamente um memorando relevante, que define nossa posição sobre todos os aspectos da superação confiável das causas profundas da crise. Nossa delegação, chefiada por Vladimir Medinsky, está pronta para apresentar este memorando à delegação ucraniana e prestar os esclarecimentos necessários durante a segunda rodada de negociações diretas, a serem retomadas em Istambul na próxima segunda-feira, 2 de junho", disse Lavrov em um comunicado.
Lavrov expressou sua gratidão à Turquia por disponibilizar uma plataforma para negociações com a Ucrânia e disse que Moscou espera que os interessados no sucesso do processo de paz apoiem a nova rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia.
Após o anúncio feito pelo chanceler russo, o porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU) saudou a iniciativa marcada para a próxima segunda-feira.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia também confirmou que teve conversas com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para discutir os preparativos para as próximas negociações entre a Rússia e a Ucrânia.
Segundo Lavrov, Rubio expressou a disposição dos Estados Unidos de facilitar uma reaproximação entre as posições das partes para uma rápida resolução do conflito. Além da questão ucraniana, eles também discutiram questões da agenda bilateral e reafirmaram seu compromisso de manter um diálogo construtivo e mutuamente respeitoso.