Panorama internacional

Brasil volta a criticar ações de ocupação de Israel na Palestina

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota neste domingo (1º) em critica a 'anexação' israelense do território palestino.
Sputnik
Na última quinta-feira (29), o Estado israelense aprovou 22 novos assentamentos na Cisjordânia, território reconhecido internacionalmente como parte integrante do Estado da Palestina.
Em nota, o Itamaraty afirmou que a decisão constitui "flagrante ilegalidade perante o direito internacional", além de contrariar o parecer da Corte Internacional de Justiça de 19 de julho de 2024.

"Que considerou ilícita a contínua presença de Israel no território palestino ocupado e concluiu ter esse país a obrigação de cessar, imediatamente, quaisquer novas atividades em assentamentos e de evacuar todos os seus moradores daquele território."

Panorama internacional
Exclusiva: Parceria com a Rússia é central à política externa brasileira, diz Mauro Vieira à Sputnik
No comunicado, o governo brasileiro afirma que as "recorrentes medidas unilaterais" de Israel comprometem a implementação da solução de dois Estados.
No último dia 25 de maio, o chanceler Mauro Vieira participou do Grupo de Madri, encontro na capital espanhola que reuniu países comprometidos com a solução de dois Estados para o conflito israelo-palestino.
"O Brasil reconhece o Estado palestino desde 2010 e defende solução de dois estados, com Estado da Palestina independente e viável, coexistindo lado a lado com Israel, nas fronteiras de 1967, incluindo a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, com capital em Jerusalém Oriental", afirmou o ministério em nota
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar