O agrupamento de tropas russo Tsentr (Centro) assumiu o controle do povoado de Ulianovka na República Popular de Donetsk (RPD), informou o Ministério da Defesa russo neste domingo (15).
"Como resultado das ações decisivas das unidades do grupo de tropas Tsentr, o povoado de Ulianovka, na República Popular de Donetsk, foi libertado", afirmou o ministério em um comunicado.
Ainda segundo o Ministério da Defesa russo, o agrupamento Tsentr (Centro) eliminou até 495 soldados ucranianos nas últimas 24 horas.
"As perdas inimigas totalizaram 495 militares, dois veículos blindados de transporte de pessoal M113 de fabricação norte-americana, um veículo blindado de combate, sete veículos e duas peças de artilharia, incluindo um canhão autopropulsado Krab polonês de 155 mm", informou o ministério em um comunicado.
Ainda segundo o ministério, o agrupamento de tropas russo Vostok (Leste) eliminou mais de 170 soldados ucranianos e três veículos blindados, enquanto o agrupamento Zapad (Oeste) eliminou até 210 soldados ucranianos e nove veículos.
Para além disso, o agrupamento de tropas russo Yug (Sul) eliminou até 195 soldados ucranianos, um veículo blindado de transporte de pessoal HMMWV de fabricação norte-americana, uma peça de artilharia de campanha, uma estação de guerra eletrônica e um depósito de munição, segundo o comunicado.
Outros 150 soldados ucranianos foram eliminados pelo agrupamento Sever (Norte), disse o ministério.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos:
663 aeronaves;
283 helicópteros;
63.633 veículos aéreos não tripulados;
611 sistemas de mísseis antiaéreos;
23.906 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.572 lançadores múltiplos de foguetes;
26.219 artilharias de campo e morteiros;
36.871 unidades de veículos militares especiais motorizados.