"O presidente Trump teve um ótimo dia no G7, chegando a assinar um importante acordo comercial com o Reino Unido e o primeiro-ministro Keir Starmer. Muito foi alcançado, mas, devido ao que está acontecendo no Oriente Médio, o presidente Trump partirá esta noite, após o jantar com os chefes de Estado", escreveu Leavitt no X.
Situação na região
As Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma operação em larga escala denominada Leão Ascendente na madrugada da última sexta-feira (13), afirmando ter atingido alvos militares e instalações do programa nuclear iraniano.
O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, classificou o ataque como um crime e ameaçou Israel com um "destino amargo e terrível". Em retaliação, o Irã lançou a operação Verdadeira Promessa 3, no mesmo dia 13, atingindo alvos militares em Israel.
Israel informou que os ataques iranianos mataram mais de 20 pessoas e feriram mais de 600. O Irã, por sua vez, declarou que mais de 220 pessoas foram mortas e mais de 1,2 mil ficaram feridas após a ofensiva israelense.
Retaliação
O Irã iniciou uma nova onda de ataques combinados contra Israel usando drones e mísseis, informou a mídia iraniana.
A ofensiva, iniciada na noite desta segunda-feira (16), culminou com a destruição de um sistema israelense de defesa aérea de longo alcance, informou a agência de notícias Fars.
Os militares do Irã também realizaram 550 operações usando drones desde o início da operação Promessa Verdadeira 3, diz a reportagem.