Bombardeiros furtivos norte-americanos do modelo B-2 Spirit, que tem capacidade de transportar e lançar bombas antibunker, decolaram na manhã deste sábado (21) da base aérea de Whiteman, no estado de Missouri, em direção à ilha de Guam, no Pacífico, onde estão localizadas bases militares estratégicas dos EUA.
A movimentação foi detectada por monitores de tráfego aéreo e confirmada por autoridades norte-americanas à mídia estadunidense. Não foi informado se a medida está relacionada aos conflitos no Oriente Médio envolvendo Israel e Irã. Segundo noticiou o jornal israelense Haaretz, foram movimentados entre dois e quatro B-2 Spirit, que partiram para Guam juntamente com seis aeronaves de reabastecimento.
Os B-2 Spirit são os únicos aviões do mundo capazes de lançar a bomba GBU-57, que tem 13,6 toneladas e é desenvolvida para destruir bunkers subterrâneos. A movimentação das aeronaves vem em um momento que os EUA ameaçam se juntar a Israel nos ataques contra o Irã, que visam inviabilizar o programa nuclear iraniano.
Na quarta-feira (19), citando como fontes autoridades norte-americanas e israelenses, o jornalista norte-americano e vencedor do Prêmio Pulitzer Seymour Hersh afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, autorizou um ataque contra alvos no Irã, incluindo a instalação nuclear de Fordow. Segundo Hersh, os ataques estavam previstos para este fim de semana.