Panorama internacional

Israel ataca instalação nuclear do Irã em Isfahan; AIEA descarta risco radiológico

Alvejada no ataque, a usina de Isfahan estava sob monitoramento da AIEA e era utilizada para a produção de centrífugas.
Sputnik
A Força Aérea de Israel atacou na madrugada deste sábado (21) a usina de Isfahan, uma importante instalação nuclear do Irã dedicada à produção de centrífugas usadas para enriquecer urânio.
De acordo com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, não havia material nuclear na usina, por isso não há risco de consequências radiológicas. Ele acrescentou que a usina é bem conhecida pela AIEA, e estava sob monitoramento da agência, com câmeras de segurança instaladas.
Panorama internacional
Portal destaca capacidade de sobrevivência do míssil iraniano Sejjil usado contra Israel

"Uma unidade de produção de centrífugas na cidade iraniana de Isfahan foi atingida. Esta é a terceira unidade desse tipo alvo de ataques israelenses contra instalações nucleares iranianas na semana", disse Grossi.

Desde a noite de 13 de junho, Israel vem promovendo uma série de ataques ao Irã como forma de pressionar o país a abandonar seu programa nuclear. Os ataques ocorrem com a chancela do governo dos Estados Unidos. Nos últimos dias, o presidente norte-americano, Donald Trump, vem sinalizando uma entrada dos EUA no conflito, e chegou a exigir a "rendição incondicional" do Irã.
O Irã nega que seu projeto nuclear tenha um componente militar. A AIEA também não encontrou evidências concretas de que o país esteja desenvolvendo um programa de armas nucleares.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar